What is the course about?
A formação em desenho consiste numa das matérias mais aliciantes da capacidade expressiva do ser humano. O deslumbramento sobre uma linguagem completa de técnica, de perceções sensoriais e persistência.
Ao longo do presente curso os alunos encontrarão alguns dos princípios sugeridos para a iniciação a um diário gráfico pessoal, numa linguagem a conquistar em cada desafio proposto.
Os desenhos são livremente registados em processo analógico de forma livre mas alicerçados a conteúdos subsequentes, somando competências ao longo dos diferentes exercícios.
Mais do que saber desenhar virtuosamente, procura-se dar a conhecer a confiança de desenhar livremente, sem pré conceitos e caminhando para um registo individual, único.
Objetivos de aprendizagem
O curso tem por objetivo principal o ensino de técnicas de composição aplicadas ao desenho. Serão exploradas diferentes abordagens de desenho com a aplicação de diferentes técnicas e materiais.
Como material de suporte serão usados cadernos para Diário Gráfico de formato A4 e A5. Serão exploradas técnicas alternativas de desenho para Diário Gráfico como por exemplo o uso de café e lápis e canetas aguareláveis. Serão exploradas técnicas bidimensionais e tridimensionais, a criação de volume e o uso de perspetiva.
O curso segue uma metodologia baseada no experimentar fazer. O modelo pedagógico do curso foi definido com o intuito de derrubar as barreiras iniciais ao desenho e os medos associados ao “gostava mas não sei”. Os diferentes exercícios apresentados em vídeo em tempo real de produção do desenho permitem uma maior compreensão do desenho enquanto aplicação de técnicas aprendíveis e não como fruto de um “dom” que só poucos têm. Desafiamos todos os que gostariam de desenhar a participar neste curso.
Requisitos
O curso de Desenho para Diário Gráfico não tem pré-requisitos. Partimos do princípio que todas as pessoas podem aprender a desenhar se assim o quiserem. Deste modo, o curso destina-se a todos os interessados em aprender as técnicas e regras mais comuns aplicadas ao desenho para diários gráficos.
Alunos têm ainda a possibilidade de comprar o Statement of Participation (no valor de 29€). Aqueles que comprarem o Statement of Participation, devem completar no mínimo 80% do curso (exercícios, vídeos e quizzes) para poderem fazer download do Statement of Participation.
Estrutura do curso
A matéria divide-se metodologicamente em quatro partes:
- Introdução;
- Codificação do Campo visual;
- Codificação expressiva;
- e aplicabilidade em desenho de exterior.
Os desafios são compostos por uma contextualização em vídeo e por materiais didáticos complementares.
Course instructors
Filipa Antunes
Licenciada em Arquitetura, Mestre em Arquitetura de Habitação e Doutorada em Urbanismo. Atualmente assume a direção do Departamento de Urbanismo da ULHT, 1º, 2º e 3º Ciclos de Estudo. É docente nas áreas do desenho analógico, projeto e laboratório do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULHT. As áreas que investiga incidem nas matérias de morfologia e tipologia arquitetónica e urbana; e nas metodologias projetuais. Dinamiza diversos eventos científicos. Exerce arquitetura e urbanismo em atelier próprio. Membro dos Urban Sketchers Portugal. Publica diariamente em http://desenholusofona.wordpress.com
Paulo Ferreira
Produtor de conteúdos vídeo para o ensino a distancia. Coordenador da oferta de soluções e conteúdos para o ensino a distancia na Universidade Lusófona. Tem uma enorme paixão pelo desenho gráfico mas não sabe desenhar por isso convenceu a Professora Filipa Antunes a fazer este curso para aprender a fazer um diário gráfico.